segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Reflexão I – Os falsos profetas e os dogmas da igreja contemporânea


Reflexão I – Os falsos profetas e os dogmas da igreja contemporânea
(Gálatas 1:6-12)

Muitas coisas são bem pertinentes no início desta carta que Paulo dirige à igreja de Galácia, contudo ele ressalta como primeiro alerta algo que persiste até os dias de hoje. “Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho” (Gálatas 1:6)
Assim que o apóstolo Paulo termina de saudar os gálatas, ele já exorta algo que o preocupa muitíssimo, o abandono da Igreja para com a mensagem de Cristo, trocando-a por novas doutrinas.
Vivemos a era hoje do desmembramento total do Protestantismo, principalmente quando se trata do meio evangélico específico que veio nascer com Lutero. Lembro-me bem da época em que eu me converti (e isso não faz tanto tempo assim) das igrejas e denominações que existiam por aí. Em suma, elas se resumiam em: Assembléia de Deus, Betesda, Batista, Igreja de Cristo e Universal. É óbvio que havia bem mais denominações além dessas, todavia a quantidade é bem menor do que temos hoje. Estamos vivendo um momento que estamos quase chegando ao ponto de termos uma igreja por esquina. Cada vez mais elas vão surgindo, e de maneiras bem distintas.
E por que elas existem? Apesar de triste, a resposta é bem simples. Hoje em dia, o cristão se tornou um grande acomodado. Ele não quer mais buscar a Deus, ler sua palavra, jejuar, orar; de certo que isso não é regra para todos, mas tem gente que prefere caminhar por caminhos mais fáceis. O cristão de hoje não busca mais se adaptar aos caminhos do Senhor, ao invés disso, ele fica procurando adaptar os caminhos de Deus aos seus atos. Por isso a grande quantidade exorbitante de igrejas que existem por aí, cada uma com uma doutrina, procurando atrair o maior número de fiéis possível.
O problema de entrar neste esquema é que, os dogmas e doutrinas se tornaram mais importante que a própria Palavra. Hoje em dia, os cristãos tentam seguir aquilo que a sua denominação prega, e se a pessoa erra ou foge da doutrina, logo ela recebe algum tipo de punição (a chamada “disciplina”). Contudo, Paulo vem através desta carta dar um “se toca” na Igreja, não só os gálatas, mas como todos nós: “Acaso busco eu agora a aprovação de homens ou de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.” (Gálatas 1:10). Isso é bom para pararmos e refletirmos sobre a quem estamos servido e, principalmente, a quem estamos querendo agradar: o homem ou Deus?
Encerrando, que fique bem claro que antes de tentar seguir qualquer doutrina, dogma ou regra, primeiramente vá atrás daquilo que Deus quer nos dizer, aquilo que Jesus nos deixou como ensinamento, pois a Palavra é o ÚNICO manual que temos de vida cristã, o resto é resto. “Irmãos, quero que saibam que o evangelho por mim anunciado não é de origem humana. Não o recebi de pessoa alguma nem me foi ele ensinado; pelo contrário eu o recebi de Jesus Cristo por revelação.” (Gálatas 1:11-12).

27 de Fevereiro de 2012
Al Mitchu

Nenhum comentário:

Postar um comentário